O que é a Obesidade

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. Ela tem origem multifatorial e ocorre conforme a ingestão de calorias é constantemente maior do que o gasto de energia corporal, resultando frequentemente em sérios prejuízos à saúde.

Atualmente, atinge 600 milhões de pessoas no mundo, sendo 30 milhões somente no Brasil. Se for incluída na estatística a população com sobrepeso, esse número aumenta para 1,9 bilhões de pessoas no mundo, e para 95 milhões de brasileiros.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2025 existirão no mundo 2,9 bilhões de pessoas com excesso de peso, e 900 milhões de obesos.

Tratamento clínico e cirúrgico da obesidade:

A primeira opção é o tratamento clínico que inclui dieta, exercícios, medicação e o acompanhamento realizado por um endocrinologista e um nutricionista. Também devem fazer parte da equipe um fisioterapeuta e um psicólogo. O objetivo é conscientizar o paciente da necessidade de trocar o sedentarismo e a má alimentação por hábitos de vida mais saudáveis que contemplem atividade física e dieta balanceada. Nos casos em que a obesidade traz prejuízos à saúde e o tratamento clínico se mostra ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.

Os benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica são:

  • Emagrecimento
  • Remissão ou facilitação do controle das doenças associadas à obesidade (tais como diabetes, dislipidemias e hipertensão arterial)
  • Diminuição do risco de mortalidade
  • Aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida física e social.

Os riscos, no entanto, são os mesmos de qualquer outra cirurgia abdominal. Assim sendo, a cirurgia deve ser realizada em um hospital com estrutura adequada e por médicos qualificados que pratiquem os procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A obesidade mórbida é definida como um índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 40 Kg/m², apresentando assim consequências gravíssimas para a saúde física e mental do paciente.

Como Calcular o IMC

O IMC é calculado dividindo-se o peso em quilos pela altura em metros elevada ao quadrado (peso / altura²):

IMC = Peso/Altura²

Veja o exemplo a seguir:

Uma pessoa tem 1.70m de altura e pesa 90kg

Primeiro faça a multiplicação da altura por ela mesma:

1.70 x 1.70 = 2,89

Em seguida, divida o peso pelo resultado da multiplicação da altura:

90 ÷ 2,89 = 31.1

Logo o IMC dessa pessoa é 31.1

 

Posso ajudar em algo?
Clique aqui e entre em contato via whatsapp.