Cirurgia Bariátrica

Técnicas Cirurgicas



Gastrectomia vertical

Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros. Essa cirurgia provoca uma ótima perda de peso e neste aspecto se compara ao bypass gástrico. É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão arterial, da diabetes e das dislipidemias. É uma ótima cirurgia para o controle de peso a longo prazo com efeitos favoráveis por toda a vida.

Duodenal Switch

É a associação entre gastrectomia vertical e desvio intestinal. Nessa cirurgia, 85% do estômago é retirado, porém, a anatomia básica do órgão e sua fisiologia de esvaziamento são mantidas. O desvio intestinal reduz a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento. Criada em 1978, a técnica corresponde a menos de 3% das cirurgias feitas no Brasil e leva à perda, 90 a 100% , em média, do excesso de peso. Causa uma síndrome de mal absorção em muitos casos de difícil controle. É uma cirurgia de indicação eventual.

Bypass gástrico

Estudado desde a década de 60, o Bypass Gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas em razão de sua segurança e, principalmente, de sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde em média 80 a 90% do excesso de peso.

Nessa cirurgia, é feito o grampeamento de parte do estômago, reduzindo o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, o que diminui a absorção dos alimentos pelo intestino e aumenta os hormônios que dão saciedade, diminuindo a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos, menor absorção e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de favorecer o controle de diabetes e de outras doenças, como a hipertensão arterial e as dislipidemias.

Banda gástrica ajustável

Criada em 1984 e trazida ao Brasil em 1996, a banda gástrica ajustável representa menos de 2% dos procedimentos realizados no país. Apesar de não promover mudanças na produção de hormônios como o bypass, essa técnica é bastante segura mas pouco eficaz na redução de peso. Instala-se um anel de silicone inflável, ajustável ao redor do estômago, tornando possível controlar o seu esvaziamento. Não recomendo esta cirurgia pois os resultados a longo prazo são ruins.

Posso ajudar em algo?
Clique aqui e entre em contato via whatsapp.